É hora de decorar o quarto das crianças? Procura inspiração e dicas inteligentes para decorar? Então está no local certo! Leia o nosso guia onde reunimos as 10 melhores dicas para decorar o quarto dos seus filhos.
1. Pense nas necessidades (não naquilo que está na moda)
Pense nas necessidades (não naquilo que está na moda)
Quando se decora o quarto de uma criança, deve ter em conta as necessidades da criança e não o que está na moda. Todas as crianças têm diferentes necessidades, no que toca à brincadeira ou outros. Isso pode ser um cantinho confortável, uma cama adequada, um lugar para brincar, um sofá ou um lugar de estudo, dependendo da idade da criança. As crianças pequenas normalmente têm uma grande necessidade de muito espaço livre onde brincar e o espaço de arrumos pode ser construído verticalmente.
2. Torne o quarto personalizado
As crianças gostam quando se reconhecem no seu próprio quarto e o quarto torna-se personalizado quando conseguimos perceber quem lá habita. Crie um espaço onde possam guardar as brincadeiras ou desenhos que fazem na escola ou pendure as suas criações nas paredes de forma estruturada. Uma bonita placa com o seu nome pode tornar o espaço personalizado e garantir que o seu filho fique incrivelmente orgulhoso do seu quarto!
3. Deixe que a criança decida
É claro que é uma boa ideia perguntar aquilo que a criança mais gosta. Se a resposta for paredes pretas com esqueletos e monstros talvez não seja boa ideia seguir os seus desejos à risca mas, pode facilmente encontrar inspiração nos desejos das crianças. O seu filho gosta de estrelas e do espaço? Animais ou natureza? Por que não colocar papel de parede com uma cor em voga, pequenas estrelas ou desenhos de animais? Pode também pendurar posters com motivos que as crianças adoram.
4. Preencha o quarto de brincadeira e alegria
A vida de uma criança deve ser plena de brincadeira e amor, assim deverá também ser o seu quarto! Tendências minimalistas são boas, mas o quarto de uma criança deve ser decorado primeiramente tendo em conta a funcionalidade e a brincadeira. Por isso certifique-se que existem muitos espaços práticos para arrumos e decore com detalhes elegantes baseados na brincadeira e na funcionalidade. Armazenamento inteligente é importante para que as crianças possam facilmente aceder aos seus brinquedos preferidos, enquanto você, enquanto pai/mãe, possa manter tudo arrumado e limpo.
5. Decore com um tema
Uma boa forma de criar um fio condutor é pensar num tema. Pode ser o espaço, a natureza , uma cor ou um interesse. Baseando-se no tema, pode fazer escolhas de cores para as paredes, ou papel de parede assim como para os brinquedos ou decorações de parede.Nas nossas categorias encontra facilmente posters se quiser criar uma pequena galeria na parede ou pendurar vários posters que combinam entre si.
6. Dê uso ao chão
O espaço no chão é importante tanto no estilo como na funcionalidade. Um belo tapete do estilo correto é normalmente um bom ponto de partida. Crianças pequenas precisam de espaçosas áreas de brincadeiras no chão e amplas superfícies, por isso um pequeno e fino tapete que seja fácil de limpar pode ser uma excelente ideia As crianças mais velhas que já não brincam no chão beneficiam de tapetes maiores e mais grossos que sejam mais confortáveis de andar em cima.
7. Misture design e funcionalidade
Existem inúmeras mobílias elegantes, prateleiras, tapetes, elementos de arrumação especialmente desenhados para crianças. Elementos práticos não têm de ser feios e aborrecidos, artefactos de design elegante podem ser tão amigos das crianças quanto os tradicionais. Por que não escolher um elemento de arrumação elegante, em materiais e cores naturais, para o quarto dos seus filhos também?
8. Atreva-se a usar padrões e cores
Os espaços infantis devem ser lúdicos e inspiradores. As crianças adoram cores e formas, e no quarto das crianças podemos ousar destacar-nos um pouco mais do que em outro qualquer design de interiores e que muitas vezes é elegante com cores limpas e naturais no estilo de design de interiores escandinavo. Há muitas cores de parede para escolher, ou papel de parede com diferentes e emocionantes padrões em cores elegantes. Em seguida, complemente as paredes de posters com motivos bem escolhidos. Pode encontrar a nossa gama completa de arte de parede infantil aqui.
9. Arrumação inteligente
Em mais nenhum lugar da casa faz tanto sentido uma arrumação inteligente senão no quarto das crianças. Num quarto infantil precisamos criar espaço para a brincadeira e ter espaço no chão suficiente, por isso construir espaços de arrumação vertical é o mais adequado. Também, certifique-se de que usa o espaço por baixo da cama onde pode incluir gavetas com rodas que criam bastante espaço que as crianças conseguem aceder e onde pode guardar brinquedos e jogos que as crianças não usam diariamente. Uma estante requitada , de uma altura ideal para que a criança consiga chegar é um detalhe fascinante em todos os quartos de criança.
10. Planear para o futuro
As crianças crescem e desenvolvem-se de forma rápida. Por isso quando está a renovar o quarto de uma criança, lembre-se de planear para o futuro também. Talvez a cama precise ser substituída por uma maior daqui a uns anos, ou vai precisar de uma escrivaninha nu futuro próximo uma vez que a escola vai começar. Talvez o guarda-fatos precise ser maior para durar pelo menos 3 a 5 anos?
Boa sorte com o quarto dos seus filhos!